top of page
  • Foto do escritorCartas para Bárbara

O Dízimo e a Generosidade

Atualizado: 22 de jun. de 2021



Há alguns dias li os textos de Deuteronômio 14-16. São capítulos que falam sobre dízimo e ofertas. Assim, gostaria de compartilhar um pouco sobre isso.


Em Deuteronômio 14:22-23:

“Separem o dízimo de suas colheitas, um décimo de toda a sua safra anual.”

“(...) Com isso, aprenderão a sempre temer o Senhor, seu Deus.”


Nesse versículo, a Bíblia apresenta o dízimo como a décima parte da produção de alimento do povo de Israel. Essa parte deveria ser apresentada ao Senhor, e consumida no local que Ele escolhesse. Hoje, os cristãos separam como dízimo a décima parte do salário. Esse valor pode ser doado para Igrejas ou ofertado para alguém em necessidade.

Se você não tem condições financeiras de ofertar os 10%, oferte segundo sua disponibilidade. Deus não está preocupado com o valor, mas sim com a intenção do seu coração. Ele se preocupa com a sua disposição para entregar, confiando que é o Senhor que supre suas necessidades e, se você entrega ao Senhor, é porque Ele deu a você primeiro.

“Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio.

Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos.

Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.” (Lucas 21:1-4)


Em Deuteronômio 15:4-11:

“Não deverá haver pobres entre vocês, pois o Senhor, seu Deus, os abençoará grandemente na terra que lhes dá como herança.

Receberão essa bênção se tiverem o cuidado de obedecer ao Senhor, seu Deus, e cumprir todos estes mandamentos que hoje lhes dou.

O Senhor, seu Deus, os abençoará conforme prometeu. Vocês emprestarão dinheiro a muitas nações, mas jamais precisarão tomar emprestado. Governarão muitas nações, mas não serão governados por nação alguma.

Se, contudo, houver algum israelita pobre em suas cidades quando chegarem à terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá, não endureçam o coração e não fechem a mão para ele.

Ao contrário, sejam generosos e emprestem-lhe o que for necessário.

Não sejam mesquinhos nem se recusem a emprestar a alguém só porque o ano de cancelamento das dívidas está próximo. Se vocês se recusarem a fornecer o empréstimo e a pessoa necessitada clamar ao Senhor, vocês serão considerados culpados de pecado.

Deem aos pobres com generosidade, e não com má vontade, pois o Senhor, seu Deus, os abençoará em tudo que fizerem.

Sempre haverá pobres na terra. Por isso, ordeno que compartilhem seus bens generosamente com os pobres e com outros necessitados de sua terra.”


O Senhor nos incentiva a ser generosos, a ajudar aos pobres, compartilhar nossos bens. Agindo assim, estaremos expressando o amor que temos pelo Senhor e pelos irmãos. Se obedecermos ao Senhor, Ele nos abençoará.

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10:27)

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21)


Em Deuteronômio 16:16-17:

“Não devem, porém, apresentar-se diante do Senhor de mãos vazias.

Todos devem ofertar de acordo com as bênçãos que receberam do Senhor, seu Deus.”


Nesse capítulo, o Senhor estabelece algumas festas para o seu povo, onde eles tem a oportunidade de agradecer as bênçãos recebidas. Mas Ele orienta que não se apresentem de mãos vazias. Todos nós podemos ofertar algo ao Senhor, de acordo com as bênçãos que nós recebemos.

Orem ao Senhor. Peçam revelação e orientação sobre como ofertar, para quem ofertar. Só o Senhor sabe o melhor destino para sua oferta, então pergunte a Ele primeiro.


A seguir, deixo dois vídeos que me ajudaram a conhecer mais sobre o dízimo. Espero que esclareça para vocês também. O primeiro é do pastor Jucélio de Souza. O segundo é do pastor Douglas Gonçalves.


Deus te abençoe!





103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tiago 1:12

"Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam." Tiago 1:12 (NTLH) "Bem-aventurado o homem

Post: Blog2 Post
bottom of page